Colormix na CASACOR 2024

A Colormix se faz presente em todas as edições da CasaCor São Paulo há mais de 15 anos, e não poderia ficar de fora da edição 2024. Nesse ano a Colormix participa de 9 ambientes da CASACOR São Paulo mostrando a amplitude de suas soluções: ladrilhos, pedras naturais, cimentícios, azulejos e vinílicos.

O palco será, pela terceira vez, o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, dando continuidade ao sucesso da ocupação do edifício icônico. O novo tema, “De Presente, o agora“.

Studio RO+CA –  LOFT 2064

Assinado pelo Studio Roca, o Loft 2064 materializa as ideias de temporalidade num espaço-cápsula feito sob medida para hoje ou daqui a 40 anos. O projeto conjuga a ancestralidade e tecnologia no presente, incluindo materiais rústicos em contraposição aos modernos.

Assim, com um futuro comprometido pela falta de tempo, escassez de espaço e excesso de informações, o desejo de dar uma pausa será necessário e potencializado. Desta forma, o projeto se apresenta como um portal para um novo tempo desejado de conexões de histórias vividas e representadas pela arte, design e identidade para maior calma e tranquilidade no agora e no amanhã. 

A cabeceira da cama, revestida com o Filetto Travertino, se estende por todo o dormitório até a sala de banho, incluindo a divisória curva. No piso de todo o ambiente está o Porcelanato Soft Cement Tan Acetinado, de 121x121cm.

AD|VP Arquitetura – Refúgio de Memórias

Qual é a abordagem perfeita para honrar as vivências que nos trouxeram até aqui? Foi essa a pergunta que norteou o Estúdio Refúgio de Memórias, projeto da AD|VP Arquitetura para a 37ª edição da CASACOR São Paulo. As arquitetas Andressa Danielli e Vanessa Pasqual são as mentes criativas por trás do estúdio de 88 m², que busca a reconexão com o passado como fio condutor do ambiente. “O conceito do projeto ‘Estúdio Refúgio de Memórias’ foi pensado para ser o cenário principal de uma coleção de memórias onde cada detalhe evoca uma sensação de acolhimento e conexão com o passado, mas de uma forma contemporânea e atemporal”, explicam as arquitetas.

O piso de todo o espaço foi revestido com o lançamento 2024 da Colormix Kareno, dando um toque orgânico e fluido ao projeto. Na parede da sala de estar foi utilizada a cerâmica Block Medina.

Renato Mendonça – Casa Átimo

Guiado pelo tema desta edição, “De presente, o agora”, Renato assina a “Casa Átimo”, onde trabalha o conceito do poder da transformação em um átimo de segundo, capaz de mudar tudo, demonstrando a passagem do tempo e da vida. O projeto propõe viver agora, no presente, nesse instante, atento ao que vem pela frente, mas sem estar refém do futuro.

Em um espaço amplo de 110m², com teto inclinado, pé-direito alto e grandes vãos, Renato traduz um pouco de sua história, costurando ponto a ponto o seu passado e seu presente, o amadurecimento de um lar, a priorização do bem-estar, da calmaria e da convivência. O ambiente é dividido em duas áreas distintas: a social com uma cozinha e ilha integrada ao living para os momentos de convívio e, separada por uma grande estante, a área íntima, com uma suíte com closet e home office, além da sala de banho na varanda. Toda essa área é revestida com a cerâmica Rústica Mini Bock  3X6cm Agadir, da Colormix.

Ana Weege – Estúdio Âmago

Explorando as individualidades do ser, o que somos, e como nos relacionamos com o mundo, Ana Weege apresenta, em sua terceira participação na CASACOR São Paulo, o ‘Estúdio Âmago’, um espaço que aborda a ancestralidade, o amor e o pertencimento. O projeto também evoca uma reflexão sobre o legado que deixaremos para as próximas gerações e para o planeta, em referência ao tema deste ano da mostra “De presente, o agora”.

Com uma estrutura cheia de significados, pela fusão de influências culturais, e uma produção detalhada, nos quase 80m² do estúdio, a arquiteta constrói um local para receber e celebrar. “Este ambiente é uma celebração da minha essência e do legado que construí. Uma fusão entre o passado e o presente, entre o nostálgico e o contemporâneo”, completa Ana.

O mármore que se faz presente no piso do hall, também reveste a floreira, os rodapés, a lareira e a bancada da copa, proporcionando uma sensação de continuidade visual por todo o espaço. A estante combina cerâmica, de queima artesanal da Colormix (HR-102 MEIA CURVA CARMIN )que revela nuances no tom escolhido, e chapa de latão em sua composição, revestindo as prateleiras. 

Rafa Zampini – Bar Adorado

Dono de uma linguagem pura e sóbria, o arquiteto Rafa Zampini, sob o comando do Studio Rafa Zampini, se desafiou ao experimentar uma proposta pautada na profusão de elementos, cores e texturas na sua participação na 37a CASACOR São Paulo, no Conjunto Nacional. Ao projetar o bar speakeasy, tendência americana dos estabelecimentos intrigantes para quem deseja apreciar drinques e aperitivos em espaços escondidos, ele apostou em provocações visuais e sentimentos nostálgicos, representados pelo uso de rosetas volumétricas no teto, papel estampado e boiserie nas paredes, além de luzes quentes e indiretas. “Só depois de aguardar no lounge da entrada, que remete a uma recepção de um hotel em algum lugar no tempo, e atravessar as cortinas de veludo que chegamos ao balcão central”, explica Rafa. Cada área reserva uma surpresa, permitindo um respirar de novos ares sem sair de São Paulo.

Na área do bar, muito brilho com as pastilhas de vidro Cristal HDS29 e com os Tijolos Mirror Fumê, de 7,5x15cm. O banheiro se destaca do ambiente e ganha vida com a combinação de materiais: Azulejos Vives Pincio e Corso na cor Turquesa, de 10x20cm, além das pastilhas NanoMosaico Q37 e Cores Lisas C10.

Studio HA – Café Isabela Akkari

As arquitetas Flavia Burin e Bruna Moretti, do Studio HA, inovam mais uma vez e apresentam um projeto inspirador na CASACOR São Paulo 2024, que acontece entre os dias 21 de maio e 28 de julho, no Conjunto Nacional. A dupla assina o ambiente Café Isabela Akkari. Alinhado com o tema do evento este ano, que é De Presente, o Agora, o conceito do espaço é um convite à reflexão. “A inspiração é o próprio céu, fazendo referência à nossa futura morada. O hoje é um presente para refletirmos e pensarmos no que faremos no futuro. Por isso, a ideia foi criar um ambiente que valoriza o belo e traz um olhar de esperança por meio de tons acolhedores, panos em formatos fluidos e espaços para gerar conexão”, reflete Bruna.

Para completar a atmosfera aconchegante do ambiente, as arquitetas apostaram em revestimentos práticos para o espaço comercial. Todo o café recebeu piso vinílico KW5121, num tonalidade de madeira clara que deu leveza e amplitude ao ambiente.

Letícia Granero – Um Dia de Cada Vez

Estreando na CASACOR, a designer de interiores Letícia Granero criou o espaço Um Dia de Cada Vez, de 148 m², pensado para ser um oásis em meio à agitação do evento, para que os visitantes desaceleram e contemplem os elementos naturais com conforto e sofisticação.

Letícia selecionou com cuidado cada um dos elementos que compõem o espaço, pensados a dedo para despertar diferentes sensações. “Utilizamos pedras com diferentes tons, que refletem nossas emoções diárias, assim como os veios entrelaçados que representam a complexidade dessas emoções. A presença da madeira estabelece uma ligação com a natureza, criando uma atmosfera serena e acolhedora que convida à descontração e ao deleite do ambiente. A seleção dos móveis foi feita com foco no conforto, optando por linhas orgânicas que conferem leveza e movimento ao espaço”. No piso, a escolha foi pelo Porcelanato SOFT CEMENT TAN, de 121x121cm.

 

Gabriela Prado – Refúgio Ancestral

Valorizar a história por trás da construção histórica do Conjunto Nacional foi o ponto de partida para o projeto do Bar Caracol, na 37ª edição da CASACOR São Paulo. O ambiente Refúgio Ancestral, assinado pela arquiteta Gabriela Prado em sua estreia na mostra, teve como foco a estrutura do teto, reinterpretando os antigos vitrais da construção paulista. “Essa foi uma forma de trazer um elemento do passado e ressignificar, dando-lhe uma leitura moderna.

 

Com 152 m², incluindo 112 m² de área interna, o espaço apresenta um layout fluído, com o sofá como peça central, proporcionando um ambiente aconchegante, como o de casa. “Queríamos que os visitantes se sentissem confortáveis para desfrutar do bar, então todo o layout foi projetado sob medida. Para trazer dinamismo ao espaço, que originalmente tinha formas quadradas, criamos um desenho orgânico no piso, com três tipos de revestimentos em dois tons de cinza (Porcelanatos Dakota OffWhite 90x90cm e Illinois Grafite, de 83x83cm) e um de azul (Aranjuez Marino 20x20cm).